Efacec foi a única empresa portuguesa selecionada na primeira ronda do projeto Europeu PITCCH

A Efacec foi a única empresa portuguesa selecionada na primeira ronda do projeto Europeu PITCCH – Pan-european Open Innovation Network for Corporate Challenges in advanced technologies -,  financiado pelo Horizonte 2020, que prentende promover a colaboração entre grandes empresas (technology seekers) e PME e startups (technology providers) para o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente diferenciadas.

Numa nota eviada à comunicação social, o grupo revela que o desafio que propôs foi um dos sete selecionados pelo consórcio formado pelos Centros Tecnológicos INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, TNO – Innovation for Life, Steinbeis 2i GmbH e RINA e pela agência Vitamina, no âmbito da primeira ronda de desafios do referido projeto.

De acordo com a Efacec, o “Smart Digital Transformer Management Solution” é uma solução disruptiva de gestão digital de ativos para transformadores que envolveu as áreas de negócio Service, Automação e Transformadores, e a Start-up IZUM.

Nesta altura, o projeto encontra-se na fase final de desenvolvimento, tendo um protótipo Alfa em fase de ensaio; além disso, o protótipo Beta, que visa a pré-industrialização da solução e que será, entretanto, ensaiado em laboratório para posteriormente ser instalado num ambiente industrial, também está em fase de desenvolvimento.

“É com muito orgulho que chegámos até aqui, competindo com empresas referência na área da inovação tecnológica. Esta conquista atesta o compromisso da Efacec com uma inovação cada vez mais agregadora. E o “Smart Digital Transformer Management Solution” é um deles”, comentou Ricardo Ribeiro, Diretor de I&D e da Gestão Digital de Ativos da Efacec.

A participação ocorre no âmbito da aposta da empresa portuguesa na inovação aberta e na promoção do trabalho colaborativo, tendo por base o lançamento da plataforma hop.in – Home of Open Innovation, em abril de 202.

No mesmo comunicado enviado à imprensa, a Efacec explica que, no próximo ano, pretende lançar a primeira versão do produto industrializado.

Ler Mais