Educação: Mais de 270 professores reformam-se em outubro, o número mais alto desde que Costa é Primeiro-ministro

No próximo mês de outubro, 278 professores e educadores vão reformar-se. O número é avançado por lista publicada pela Caixa Geral de Aposentações, que todos os meses indica os profissionais das várias áreas do Estado que se reformam ou aposentam.

O número agora conhecido marca um novo máximo mensal, já depois de se saber que no final deste mês de setembro se aposentarão 257 profissionais da educação.

Relata o ‘Público’ que desde o início do ano já se aposentaram 1.944 professores, sendo que o ministro da Educação, João Costa, avançou esta sexta-feira que se espera que até ao final do ano se espera que cerca de 2.000 professores, embora se estime que esse número possa ser ultrapassado.

Num estudo publicado em novembro do ano passado pela Universidade Nova de Lisboa, intitulado ‘Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030’, os especialistas afirmam que devido a um “acentuado envelhecimento dos atuais docentes, também se espera uma redução substancial da sua disponibilidade ao longo dos próximos anos devido a reduções de horário e a aposentações”.

“Dos 120.369 docentes observados em 2018/19, calculamos que apenas 73.401 ainda não se terão reformado no ano letivo 2030/31, o que corresponde a uma redução de 39%”, aponta o mesmo estudo.

Luís Catela Nunes, um dos autores, explica que “o que vai acontecer é que em 2023/2024 a idade vai ser inferior, o que vai levar a que no próximo ano letivo as necessidades de recrutamento ainda sejam maiores”, relativamente às inicialmente previstas, cita o ‘Público’.

Ler Mais





Comentários
Loading...