EDP Ventures investe 1,8 milhões em empresa de IA para redes elétricas

A Splight, startup norte-americana especializada em tecnologia de inteligência artificial (IA) para redes elétricas, concluiu de uma primeira ronda de financiamento no valor de 12 milhões de dólares (aproximadamente 11 milhões de euros), com a EDP Ventures a investir 1,8 milhões de euros.

A ronda foi liderada pela Noa, com participação de outras empresas como Elewit, Draper Cygnus, Draper B1, Ascent Energy Ventures, Fen Ventures, Reaction Global, Barn Investments e a Fundação UC Berkeley. O valor investido pela EDP Ventures foi confirmado pela empresa ao ‘Negócios’.

A Splight desenvolveu uma tecnologia baseada em IA para lidar com congestionamentos mas redes elétricas, usando dados em tempo real e algoritmos para utilizar recursos baseados em inversores (IBRs) como ativos amigáveis ​​à rede, permitindo a aceleração da conexão de unidades de energia renovável em escala de utilidade pública e a implantação de recursos de energia distribuída e baterias. A empresa afirma que a sua tecnologia permite que seja desbloqueada até duas vezes mais capacidade de transmissão.

“A nossa tecnologia é comprovada e comercialmente viável: estamos a resolver o congestionamento da rede enquanto adicionamos fiabilidade. Ela pode ser implantada rápido o suficiente para injetar mais de 3.000 GWs de energia limpa em meses. Esta rodada é um enorme voto de confiança e será usada para expandir nossos negócios globalmente”, afirma Fernando Llaver, CEO da Splight.

Este capital arrecadado permitirá à Splight expandir a sua presença na América do Norte e na União Europeia. Fernando Llaver, cofundador e CEO da Splight, afirmou que a tecnologia da empresa é comprovadamente eficaz e pode ser implementada rapidamente para injetar mais de 3.000 GW de energia limpa em poucos meses. Llaver ressaltou que esta rodada de investimento representa um grande voto de confiança e será fundamental para a expansão global da Splight. Thomas Vadora, também fundador e CTO, destacou que o investimento acelerará o crescimento da empresa e agregará valor aos clientes.

A rodada de financiamento atraiu investidores diversos, incluindo empresas de capital de risco especializadas em tecnologia climática e energia, líderes industriais e instituições acadêmicas, com presença global que abrange o Reino Unido, EUA, Portugal, Espanha, Brasil, Chile, México e Argentina.

A nível global, a EDP Ventures já investiu mais de cerca de 70 milhões de euros e tem 39 empresas ativas no portefólio no Brasil e América Latina, Europa, Estados Unidos, Ásia e Pacífico.

Ler Mais





Comentários
Loading...