EDP selecionou 9 startups de 6 países com projetos de hidrogénio verde e renováveis para o programa de inovação em Singapura

A EDP selecionou nove startups no âmbito do Energy Starter, um programa de inovação aberta com o intuito de acelerar a transição energética numa escala global, que irão participar no Bootcamp do programa, em Singapura, no próximo mês de abril.

Após um primeiro módulo dedicado a soluções para as redes elétricas do futuro, esta segunda fase procura startups com ideias disruptivas que possam ser aplicadas às energias renováveis e ao hidrogénio verde.

“Na EDP, a inovação não é apenas uma vantagem estratégica, é essencial para a transição energética. Através do programa de inovação da EDP, o Energy Starter, procuramos ativamente novas tecnologias, startups, ideias e projetos inovadores. Aproveitamos o poder destas novas tecnologias para acelerar o nosso progresso com vista a atingir os nossos objetivos ambiciosos”, afirma Tomás Moreno, diretor do Ecossistema de Inovação da EDP.

E a primeira vez que a EDP realiza o bootcamp na Ásia, e admitem querer aprofundar a presença em ecossistemas mais dinâmicos, como, por exemplo, Japão, Coreia do Sul e Índia.

Durante o Bootcamp, que decorrerá nos dias 16 e 17 de abril, as startups selecionadas terão a oportunidade de trabalhar em conjunto com vários especialistas da EDP para acelerar o desenvolvimento de projetos-piloto e negócios.

Para além disso, as startups terão acesso a potenciais apoios financeiros e à experiência e rede da EDP Ventures, a área de capital de risco da EDP.

Estas são as nove startups selecionadas para o 2.º módulo do Energy Starter:

  • BeeX Autonomous Systems (Singapura): veículos submarinos autónomos flutuantes (HAUV), totalmente integrados com ferramentas de software avançadas para a inspeção de ativos energéticos.
  • Quantified Energy Labs (Singapura): inspeção de centrais solares com drones autónomos que usam uma tecnologia pioneira de eletroluminescência (EL).
  • SunGreenH2(Singapura): desenvolve materiais com nanoestruturas de elevado desempenho para permitir a adoção em larga escala de hidrogénio verde a preços acessíveis.
  • enSights.ai (Israel): tecnologia de gémeo digital para a gestão eficiente de carteiras renováveis.
  • First Airborne (Israel): sistema de testes de desempenho aéreo para parques eólicos.
  • Fibersail (Países Baixos): sistema de monitorização das condições meteorológicas em tempo real para deflexão das pás em turbinas eólicas.
  • Spoor AI (Noruega): software para detetar, seguir e classificar aves em parques eólicos para ajudar os promotores e os operadores a obter informações e a dar instruções sobre medidas de mitigação.
  • GridStore Energy (Austrália): dispositivo modular de gestão e armazenamento de energia instalado sob painéis solares.
  • Windscape AI (Estados Unidos): IA de ponta e análise de dados para fornecer informações essenciais com vista a melhorar as operações dos parques eólicos.

Nas últimas sete edições do Energy Starter, a EDP selecionou 192 startups de 27 países, desenvolvendo em conjunto 75 projetos-piloto, 28 implantações comerciais e 15 investimentos de capital de risco que já começaram a redefinir o panorama energético – projetos que representaram um total de 24 milhões de euros em negócios.

Ler Mais