“É o momento perfeito para apostar em Portugal”, diz Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal

Na XXII conferência Executive Digest, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, apontou que “Há um futuro extraordinário para o setor, mas um futuro diferente”, e que o setor está a reinventar-se.

Com uma intervenção subordinada a um título curiosamente ominoso, “Tourism is dead! Long live Tourism!” (“O Turismo está morto! Vida longa ao Turismo!”), mas que termina em nota bastante positiva, o responsável avançou que, em 2019, o Turismo em Portugal estava numa rota de crescimento, alcançando mais de 170 milhões de pessoas em todo o mundo e registando um aumento de 60% das receitas. Mas a pandemia de Covid-19 obrigou a que o setor tivesse de parar subitamente, com significativos impactos negativos.

Luís Araújo explicou que a nova conjuntura levou o Turismo de Portugal a voltar-se para o mercado nacional, com os olhos postos no turismo interno e procurando explorar um novo segmento dos chamados “nómadas digitais”, que encontraram, e continuam a encontrar, em Portugal o local ideal para trabalhar e viver.

“Hoje é o timing perfeito e local perfeito para fazer o que quisermos do ponto de vista to turismo”, sublinhou Luís Araújo, apontando que o Turismo tem procurado diversificar-se, colocando maior ênfase sobre o turismo temático, como, por exemplo, o turismo literário. Nesse campo, a instituição lançou uma campanha sob o mote “É tempo de…ler Portugal”, procurando dar a conhecer a história literária portuguesa, as casas dos homens e das mulheres que dedicaram as suas vidas às Letras e os locais por onde eles e elas passaram, as bibliotecas, as lojas de alfarrabistas, e tantos outros locais icónicos que fazem parte da identidade do país e que representam um grande potencial turístico, quer no mercado doméstico, quer nos mercados estrangeiros.

Também o surf, o enoturismo e os festivais de música são segmentos de grande relevância para o fortalecimento e reinvenção do setor, alcançando novas camadas demográficas e procurando adaptar-se à realidade atual.

Luís Araújo frisou que Portugal é hoje “uma marca líder”, percecionado positivamente nos mercados estrangeiros, e olha para o futuro do turismo em Portugal com otimismo.

A finalizar a intervenção, o responsável apelou aos operadores do setor para que procurem olhar com mais atenção para as suas “pegadas sociais”, explicando que o setor do Turismo conta com uma força de trabalho constituída em 60% por mulheres, mas que recebem até 15% menos do que os homens.

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