Dívida pública caiu para 117,7% do PIB no ano passado

Os resultados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para uma descida da dívida pública portuguesa para 117,7% do PIB, no ano passado. Em 2018, situou-se nos 122%.

No quadro disponibilizado pelo INE, a dívida bruta das Administrações Públicas (AP) atingiu (em termos provisórios) os 249.980,3 milhões de euros em 2019, o que compara com os 249.260,6 milhões de euros de 2018. A previsão para este ano é de 252.133 milhões de euros.

Segundo o INE, a dívida bruta exclui a dívida comercial e a dívida das empresas públicas que não integram o sector das Administrações Públicas.

Os dados divulgados hoje pelo INE revelam ainda que a capacidade de financiamento das Administrações Públicas AP atingiu os 403,9 milhões de euros, o que correspondeu a 0,2% do PIB. Trata-se, por isso, de um saldo positivo que contrasta com o valor negatigo de 904 milhões de euros registado em 2018.

“Um dos principais ajustamentos ao saldo de contabilidade pública corresponde à rubrica ‘outros ajustamentos’ que inclui o valor das injecções de capital concedidas a empresas classificadas no sector das AP, sem que tenham impacto no saldo em contabilidade nacional por estarem também reflectidas na rubrica ‘Ajustamento accrual e delimitação setorial em Contas Nacionais'”, explica o INE.

O instituto justifica ainda o aumento da receita total com o aumento da receita corrente impulsionada pelo comportamento positivo das suas componentes com maior peso relativo. São elas: contribuições sociais, impostos sobre a produção e a importação e, com menor significado, dos impostos correntes sobre o rendimento e património.

Ler Mais





Comentários
Loading...