“Divergências profissionais e técnicas” motivaram rutura na comissão que estuda localização do novo aeroporto

A jurista Mafalda Carmona abandonou a comissão que estuda a localização do novo aeroporto devido a divergências profissionais e pessoas com a coordenadora-geral, Rosário Partidário, garantiu esta terça-feira o jornal ‘Observador’.

Recorde-se que a coordenadora-geral revelou que Daniel Murta, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, pediu para sair a 10 de fevereiro e não se demitiu — “foi cessada a sua atividade porque não tinha perfil para a função”, ao passo que Mafalda Carmona, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, “pediu exoneração de funções com efeito a partir de 29 de maio porque não tinha tempo para os trabalhos da CTI”.

Mafalda Carmona desmentiu, no entanto, a tese. “Sempre tive todo o tempo necessário à CIT e saí por divergências profissionais, em primeiro lugar. Não é verdade que tenha sido por falta de tempo”, sublinhou. “Tivemos desentendimentos naquilo que era o meu âmbito. Não fiquei com condições para continuar. Gerou-se um ambiente menos agradável.”

Daniel Murta e Mafalda Carmona foram “imediatamente substituídos”, garantiu Rosário Partidário, sendo que os ‘reforços’ “já estão a trabalhar em pleno e com excelente desempenho, como aliás toda a restante CTI”: Daniel Murta foi substituído por Nuno Marques da Costa, da Universidade de Lisboa, e Mafalda Carmona por Raquel Carvalho, da Universidade Católica Portuguesa.

Da equipa original, além de Daniel Murta e Mafalda Carmona, estão ainda Rosário Macário, professora no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Paulo Pinho, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Teresa Fidelis, da Universidade de Aveiro, e Fernando Alexandre, da Faculdade de Economia da Universidade do Minho.

A Comissão Técnica Independente está a estudar a localização do futuro aeroporto e tem até novembro para entregar a proposta recomendada e fundamentada ao Governo. No final de abril, acrescentou quatro soluções, às cinco definidas pelo Governo, que resultam da combinação de sete locais (Portela, Campo de Tiro de Alcochete, Montijo, Pegões, Rio Frio, Santarém e Poceirão).

Ler Mais