Diretor da CIA diz que invasão russa da Ucrânia pode ser já considerada um fracasso
O diretor da CIA, uma das principais agências de informação dos Estados Unidos, defende que a invasão russa da Ucrânia pode ser já considerada um fracasso, numa altura em que as forças ucranianas têm conseguido lançar contraofensivas e a reconquistar territórios que estavam ocupados pelos militares russos.
William Burns acusa o Presidente de russo de ter subestimado a força de Kiev quando planeou a invasão da Ucrânia, no que o Kremlin inicialmente tinha considerado que seria uma “operação militar especial” que duraria poucos dias. Passados seis meses, a Ucrânia ainda não foi tomada e vários relatos indicam que a máquina de guerra russa estará a perder vigor, devido a perdas de dezenas de milhares de soldados e de unidades de equipamento bélico.
Em Washington, o líder da CIA aponta que “Putin agora acredita que será mais duro do que os ucranianos, do que os europeus, do que os americanos, mas eu e os meus colegas na CIA acreditamos que Putin está errado, da mesma forma que se enganou profundamente na sua assunção de que os ucranianos não resistiriam”, cita o ‘New York Times’.
O responsável argumenta que a guerra não só expôs “a fraqueza das Forças Armadas russas, mas também resultará em prejuízos de longo prazo sobre a economia russa e para gerações de russos”. Dessa forma, considera que os objetivos de Putin que motivaram a agressão contra a Ucrânia falharam.
De recordar que a o Presidente ucraniano Volodimir Zelensky informou esta quinta-feira que, desde o início de setembro, as suas tropas conseguiram recapturar mais de mil metros quadrados de território que tinha sido perdido para as forças de Moscovo.
O Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse hoje, em Praga, na República Checa, que a Ucrânia tem conseguido fazer grandes avanços em Kherson, uma das principais regiões ucranianas que caíram em mãos russas, sendo que também em Kharkiv as tropas de Zelensky têm conseguido progressos.
O Instituto para o Estudo da Guerra, um grupo de reflexão nos EUA, prevê que a Ucrânia conseguirá retomar pontos importantes em Kharkiv nos próximos dias, apontando a erosão da confiança do comando das tropas russas, que está no nível mais baixo desde meados de maio.
NEW: #Ukrainian successes on the #Kharkiv City-#Izyum line are creating fissures within the #Russian information space and eroding confidence in Russian command to a degree not seen since a failed Russian river crossing in mid-May.
w/ @criticalthreats:https://t.co/fXtMbmvRTH pic.twitter.com/lULiLsDGOO
— ISW (@TheStudyofWar) September 9, 2022