Digitalização oferece mais tempo às empresas

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A Bel Portugal apostou no software Primavera para tornar os seus processos mais simples, rápidos e paperless. Do manual ao digital, a empresa anulou desperdício e tempos perdidos.

A gestão documental é um dos pontos críticos das organizações. Além de grandes volumes de informação, e muitas vezes dispersa, os documentos passam muitas vezes por diversos interlocutores e por vários níveis de aprovação, o que potencia a perda de dados, dificulta o acesso e o controlo dos fluxos de informação.

A Bel Portugal quis, por isso, pôr fim a esse “pesadelo” e optou por digitalizar os processos de gestão de recursos humanos, ganhando mais tempo útil para se dedicar inteiramente às pessoas e equipas. «Preciso que a minha equipa esteja focada no desenvolvimento das pessoas e da organização, que esteja no terreno, tenha tempo para se dedicar aos temas do bem-estar, da comunicação, disponível para dar apoio aos colaboradores.

Queremos gerir pelo exemplo e estar presente é fundamental», referiu Emília Roseiro, directora de Recursos Humanos da Bel Portugal, detentora de marcas tão reconhecidas no mercado como a Terra Nostra, Limiano, A Vaca que Ri, Babybel, Boursin e GoGo Squezz. Com uma estrutura de mais de 600 pessoas, e com o software Primavera já implementado – Business Analitics e de Gestão de Recursos Humanos – a empresa conseguiu, assim, reduzir o tempo gasto no processamento salarial, integrar os vários sistemas de forma automática, optimizar processos administrativos com workflows, aceder a dados actualizados em tempo real nos vários sistemas, tudo isto a par de um sonho já antigo, de ter recibos digitais, gerando outros documentos que lhes são inerentes, como a declaração anual de rendimentos. «Libertou-nos tempo para a equipa de Recursos Humanos estar mais focada nas pessoas, que é aquilo que mais nos importa», avançou.

A informação é agora mais fiável, integrada e automática, não só no que diz respeito ao trabalho administrativo, mas também do ponto de vista legal e fiscal, com actualizações constantes. «As ferramentas e os processos já existiam, mas a pandemia veio trazer o reconhecimento da necessidade de optimizar e de passar a utilizar muito mais esses processos, quer do ponto de vista da integração da informação, para dar resposta àquilo que são as necessidades do dia-a-dia, quer também para facilitar todo o conjunto de processos de alterações a que as organizações estão sujeitas e a que têm de responder de forma muito célere», advertiu Hernâni Andrés, manager da Primavera Business Software Solutions (BSS).

«Sem informação, não conseguimos premiar, acompanhar e antecipar cenários dentro das organizações, facilitando as decisões de gestão», concluiu, sublinhando que esta «é a forma de também trabalhar para que as pessoas estejam felizes dentro das organizações e se sintam reconhecidas».

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