Diáspora Portuguesa inicia novo capítulo focado nos empresários além-fronteiras
A Rede Global da Diáspora prepara-se para entrar na sua versão 2.0. Com financiamento público assegurado até 2023, esta organização pretende focar-se agora mais nas empresas e nos empresários portugueses da diáspora com o objetivo de alavancar as exportações.
Recorde-se que a Rede Global da Diáspora é uma rede colaborativa que une portugueses em 126 países. Trata-se de um projeto promovido pela Fundação AEP com a missão de promover a marca Portugal a nível internacional e de ajudar as PME nacionais a aumentar os seus níveis de negócio lá fora através da colaboração entre comunidades portuguesas.
«Queremos, através da plataforma, potenciar o networking, alavancar negócios e criar sinergias e oportunidades para promover as exportações das PME empresas portuguesas e captar investimentos junto da diáspora e das suas comunidades empresariais», afirma Luis Miguel Ribeiro, presidente da Fundação AEP.
Para sustentar estas ambições, a Rede Global da Diáspora tem previstas novas funcionalidades e serviços, incluindo o Portal do Investidor. Esta será uma plataforma online dirigida a empresas e investidores para que possam acelerar os seus negócios à escala global.
Também está previsto o lançamento de uma ferramenta de business intelligence que permitirá identificar os canais de distribuição mais adequados para cada companhia ou setor de atividade.
Ainda no âmbito desta versão 2.0, a Rede Global da Diáspora informa, em comunicado, que vai passar a realizar seis encontros de negócios internacionais junto das comunidades empresariais mais representativas da diáspora. Serão organizadas também três sessões de ativação no Luxemburgo, Bélgica e Holanda.