Desperdício alimentar em Portugal. 1 milhão de toneladas de alimentos vão para o lixo por ano

Em Portugal, cerca de um milhão de toneladas de alimentos vai parar ao lixo, por ano, conforme avança a SIC Notícias.

Como determinados produtos, principalmente frutas e legumes, vão perdendo a sua frescura, o prazo de validade ou o aspecto de apresentação, são muitos os alimentos que são desperdiçados, apesar de ainda estarem bons para comer.

O processo de triagem de alimentos “Ao longo do dia acontece muito mais com os vegetais e fruta em que se vai detectando que o produto já não tem a apresentação necessária, mas que está em perfeitas condições de consumo”, explica o director de loja Luís Vasques à SIC.

Alguns supermercados e superfícies comerciais têm estratégias para combater o desperdício alimentar e, simultaneamente, ajudar os mais necessitados. Neste sentido, são oferecidos produtos que, de outra forma, iriam para o lixo.

“São produtos conformes, completamente perfeitos, a maior parte deles são caixas danificadas que não podem estar nos expositores das lojas e que vêm para aqui”, conta Filomena Pinto da Costa, coordenadora da Casa Pia, à SIC.

Com a pandemia, os pedidos de ajuda aumentaram 60%. “Temos pessoas de todas as classes sociais a passar dificuldades”, acrescentou.

Na União Europeia, estima-se que 89 milhões de toneladas são desperdiçadas anualmente.

Esta terça-feira assinala-se, pela primeira vez, o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar.

Ler Mais