Depois da vermelha, surge a linha verde na estrada: saiba o que é e que cuidados deve ter

Lembra-se da linha vermelha nas estradas em Espanha?

Muito bem, desta feita, no país vizinho têm surgido um grande número de sinais e marcações nas estradas destinadas a manter uma condução mais segura. Nesse sentido, uma das novas marcas são uma série de linhas verdes, colocadas à esquerda das linhas brancas que habitualmente vemos nas estradas: a nova sinalização tem feito muitos condutores questionarem-se sobre o objetivo específico desta marca no asfalto.

A explicação da Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha é simples: a linha verde procura proporcionar uma identificação antecipada da configuração da estrada, ajudar os condutores a evitar situações de risco e melhorar a compreensão do ambiente. Esta inovação, que está a ser testada numa estrada entre Palência e Guardo (na comunidade autónoma de Castela e Leão), tem sido utilizada em zonas interurbanas de vários países europeus.

A colocação da linha verde não é apenas um ornamento para o pavimento, mas funciona igualmente como uma ferramenta visual muito útil, especialmente nas estradas secundárias, onde a sua localização paralela às linhas da berma torna mais visível, e a uma distância maior, quando comparadas com as linhas brancas convencionais.

Embora esteja atualmente em fase de testes em Palência e Leão, a instalação permanente deste sistema dependerá da avaliação da sua eficácia em termos de segurança. Esta medida, revelou a DGT, visa não só reduzir a sinistralidade, mas também promover uma cultura de condução mais responsável e comprometida com a segurança rodoviária.