De ‘Von der Leyen de ferro’ a ‘avó Ursula’: Presidente da Comissão Europeia reinventa-se para garantir reeleição

Estão a aproximar-se as eleições para o Parlamento Europeu e Ursula von der Leyen, atual presidente da Comissão Europeia, está a empreender uma estratégia audaz para reformular a sua imagem pública, num esforço para garantir que continua no cargo. O objetivo? Deixar para trás a imagem de gestora de crises, racional e com ‘mão de ferro’ e apresentar-se como uma figura mais próxima e pessoal, expressando o desejo de uma Europa segura e próspera para as futuras gerações da sua família.

A mudança de abordagem é notável considerando o histórico recente de Von der Leyen como líder da União Europeia durante momentos tumultuosos, incluindo a pandemia de COVID-19 e a crise desencadeada pela invasão russa à Ucrânia. Desde 2019, Von der Leyen tem sido reconhecida pelo seu compromisso incansável, muitas vezes passando longas horas a trabalhar nos escritórios da Comissão Europeia, recorda o Politico.

A estratégia para esta transformação de imagem foi revelada com o lançamento de um novo site de campanha, que apresenta um design vibrante e um novo logotipo, acompanhado pelo slogan “Ursula 2024”. Alexander Winterstein, porta-voz-chefe da campanha, explicou a importância deste novo destaque. “As pessoas conhecem-na como presidente da Comissão. O que as pessoas podem conhecer menos é quem ela realmente é como pessoa … Quem é, na verdade, Ursula von der Leyen?”, resumiu.

A página da campanha também reflete esta nova abordagem pessoal, com declarações assinadas com o autógrafo manuscrito de Von der Leyen. “Como mãe de sete filhos, quero que os meus netos cresçam numa Europa segura e próspera”, apresenta-se Ursula von der Leyen.

No entanto, a verdadeira prova desta mudança de imagem ocorrerá durante o debate de segunda-feira em Maastricht, o primeiro entre os candidatos principais à presidência da Comissão Europeia. Neste evento crucial, Von der Leyen terá a oportunidade de confrontar diretamente os seus concorrentes, incluindo Anders Vistisen, o candidato principal do grupo de extrema-direita Identidade e Democracia (ID).

Apesar da surpresa que esta estratégia possa causar na bolha de Bruxelas, não é totalmente nova para Von der Leyen. Antes de assumir um papel proeminente na política europeia em 2019, a sua personalidade e vida familiar já eram bem conhecidas na política alemã.

Nos primeiros anos como ministra de Angela Merkel chegou a ser criticada por detalhar pormenores da sua vida privada e familiar que, segundo a oposição, estaria a ser uma estratégia para ganhar vantagens políticas.

No entanto, asseguram fontes da equipa da presidente da Comissão Europeia, ouvidas pelo Politico, apesar de a ‘jogada’ parecer de inspiração do pai, Ernst Albrecht, político que também regularmente surgia com a família nas campanhas, Von der Leyen não deverá ir tão longe quanto este.

“Esta não é uma campanha presidencial ao estilo dos EUA. Por exemplo, a família não vai aparecer”, assegurou.

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