“Perspetivas sombrias para a Ucrânia”: Rússia acumula meio milhão de soldados na linha da frente

A Rússia está a aumentar a pressão na Ucrânia nas últimas semanas, com as tropas russas a registarem avanços decisivos em direção a Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana.

De acordo com Jack Watling, analista do think tank ‘Royal United Services Institute’ (RUSI), “as forças russas expandiram-se para 510 mil soldados”. “As perspetivas para a Ucrânia são sombrias. Os seus aliados devem reabastecer os arsenais”, apela.

Este número supera significativamente as forças ucranianas, que também se debatem com a diminuição do fornecimento de munições enquanto aguardam ajuda internacional.

As forças de Vladimir Putin também têm visado áreas no nordeste da Ucrânia, especificamente a cidade de Vovchansk, numa ofensiva terrestre que abriu uma nova frente e colocou mais pressão sobre as sobrecarregadas forças ucranianas.

A renovada ofensiva do Nordeste, lançada no final da semana passada, foi a incursão fronteiriça mais significativa desde o início da invasão em grande escala.

O secretário da Defesa britânico, Grant Shapps, alerta esta quarta-feira que os atrasos num pacote de financiamento dos EUA prejudicaram os esforços de defesa de Kiev. Em declarações aos britânicos da ‘LBC’, os atrasos “deixaram a Ucrânia exposta” aos ataques russos.

Shapps salienta ainda que conversou com o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, “com detalhes significativos” sobre os ataques. “Estamos a trabalhar muito ativamente com os nossos amigos ucranianos sobre como planear e defender melhor em torno de Kharkiv.”

O responsável britânico refere também que “embora este seja um verão difícil para a Ucrânia” está “confiante de que eles superarão isso”.

Ler Mais