De Portugal para o mundo. Vamos saber “o que valem as nossas elites”

O Índice da Qualidade das Elites (EQx), e o primeiro estudo sobre este tema que abrange 32 países a nível mundial, elaborados pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), vão ser apresentados esta quarta-feira, dia 2.

“Pela primeira vez foi desenvolvido um método de medida da Qualidade das Elites a nível global que permite avaliar o grau da contribuição agregada para a sociedade das elites nacionais, medindo indicadores de valor (criação vs. extração) e de poder”, adianta a faculdade em comunicado de imprensa.

A conferência vai contar com a presença dos professores da FEP e investigadores do Centro de Economia e Finanças da UP (CEF.UP) Cláudia Ribeiro e Óscar Afonso, responsáveis pelo estudo a nível nacional, e ainda com a presença de Paulo Pina Pires, Country Director e CEO em Portugal da dxFeed/Devexperts, parceiro tecnológico responsável pela plataforma de gestão do índice.

A sessão, a realizar-se às 10h30 na FEP, vai abordar temas como a apresentação do índice EQx nas suas dimensões de valor e poder, económica e política; as classificações dos diversos países, incluindo Portugal, no EQx2020; as diferenças nos resultados obtidos entre a qualidade das elites económicas e das elites políticas; as interpretações do posicionamento económico do nosso país; entre outros.

O índice em causa foi desenvolvido por investigadores da Universidade de St.Gallen, na Suíça, e da FEP, em colaboração com uma rede internacional de parceiros e instituições académicas.