De impérios de cosmética a cruzeiros: Forbes divulga lista das mulheres mais ricas do mundo. Saiba quem são

A Forbes divulgou esta quarta-feira a lista das mulheres mais ricas do mundo em 2023. Sem novidades na liderança, é a primeira vez em três anos que uma “self made woman” ganha um lugar entre as 10 primeiras.

De acordo com o último ranking da Forbes das pessoas mais ricas do planeta, o número de mulheres multimilionárias aumentou de 327 em 2022 para 337 em 2023. Para além disso, as mulheres ocupam cada vez um espaço maior nas fortunas mundiais, representando já 13% do total.

Sem surpresas, a mulher mais rica do planeta pelo terceiro ano consecutivo é a herdeira da L’Oréal, Françoise Bettencourt Meyers, com uma fortuna avaliada em 80,5 mil milhões de euros (73,6 mil milhões de euros), um ganho de quase cinco mil milhões de euros de um ano para o outro.

Por outro lado, MacKenzie Scott, ex-mulher de Jeff Bezos, viu as ações da Amazon sofrerem uma queda em 2022, e a sua fortuna descer 19,2 17,5 mil milhões de euros), caindo cinco posições para o 9º lugar.

A norte-americana Abigail Johnson, presidente da Fidelity, com um património líquido estimado de 21,6 mil milhões de dólares (19,7 mil milhões de euros), sai do Top 10 este ano, apesar de aumentar ligeiramente sua fortuna e subir três posições no ranking mundial.

No seu lugar está Rafaela Aponte-Diamant, que é a 6ª mulher mais rica do mundo, com um património líquido de 31,2 mil milhões de dólares (28,5 mil milhões de euros), e a “self made woman” mais bem classificada de todos os tempos.

Aponte-Diamont é uma das 96 “self made woman” no ranking. Quase três quartos de todas as mulheres multimilionárias herdaram as suas fortunas. Outras “self made woman” jno ranking incluem Rihanna (1,28 mil milhões de euros) e Kim Kardashian West (mil milhões de euros).

Este é o Top 10 das mulheres mais ricas do mundo da Forbes:

  1. Françoise Bettencourt Meyers e família – A herdeira da L’Oréal mantém o título de mulher mais rica do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, com uma fortuna avaliada em 73,6 mil milhões de euros.
  2. Júlia Koch e família – A viúva de David Koch possui 42% do conglomerado Koch Industries ao lado de seus três filhos adultos. A sua fortuna é de 54 mil milhões de euros.
  3. Alice Walton – herdou uma participação no Walmart de seu pai, o cofundador Sam Walton, e atualmente tem uma fortuna de 51,8 mil milhões de euros.
  4. Jacqueline Mars – Mars e o seu irmão, John Mars, controlam cada um cerca de um terço da gigante multinacional de doces e alimentos para animais de estimação Mars Inc., dona da M&M’s e Snickers. A sua fortuna é de 35 mil milhões de euros.
  5. Miriam Adelson e família – acionista maioritária da Las Vegas Sands, a maior operadora de casinos do mundo, Adelson tem uma fortuna avaliada em 32 mil milhões de euros.
  6. Rafaela Aponte-Diamant – Divide a propriedade da MSC, a maior companhia marítima do mundo, com o seu marido Gianluigi. A empresária tem uma fortuna avaliada em 28,5 mil milhões de euros.
  7. Susanne Klatten – Klatten possui 19% da construtora alemã BMW e a sua fortuna é de 25 mil milhões de euros.
  8. Gina Rinehart – A magnata australiana preside a empresa de mineração e agricultura Hancock Prospecting Group. Herdou o negócio do seu pai e atualmente tem uma fortuna de 24,7 mil milhões de euros.
  9. MacKenzie Scott – Herdou 4% da Amazon depois do seu divórcio com Jeff Bezos em 2019. A sua fortuna é de 22,3 mil milhões de euros.
  10. Iris Fontbona e família – A mulher mais rica da América Latina é viúva do magnata chileno Andrónico Luksic, que construiu um império na mineração e nas bebidas. Atualmente tem uma fortuna avaliada em 22,3 mil milhões de euros.

Estes são os mais ricos dos ricos: Forbes divulgou a lista das 25 maiores fortunas do mundo

Ler Mais