De fã a investidor: John Textor tem carteira futebolística de cerca de mil milhões de dólares

John Textor, executivo norte-americano, demorou apenas 12 meses a passar de fanático pelo futebol para um dos maiores investidores no mundo do desporto.

Segundo a ‘Bloomberg’, já adquiriu participações em equipas que vão desde Londres ao Rio de Janeiro, tendo assim construindo um império futebolístico como negócio, afastando-se do seu anterior foco em tecnologias digitais.

Atualmente, está a tentar comprar a equipa francesa da Ligue 1 Olympique Lyonnais, considerada até agora a maior aposta até à data. Se esta transação for concluída, Textor passará a ter um portefólio de cerca de mil milhões de dólares (cerca de 974 milhões de euros), incluindo a dívida.

“O meu plano no futebol é criar um ecossistema de clubes cooperativos de alto nível que vão beneficiar da partilha de uma pegada global de identificação de talentos”, disse Textor, em entrevista, citado pelo meio de comunicação. Este modelo “multiclubes” tem o apoio de outros investidores norte-americanos, pois acreditam que pode reduzir os custos de propriedade do desporto devido à partilha de jogadores entre equipas.

“Se construirmos um caminho controlado e integrado entre países e clubes, podemos ser reconhecidos pelos aspirantes a jogadores nos nossos mercados como um ótimo local para se desenvolverem, permitindo-nos assinar com jogadores antes que os grandes clubes os possam comprar”, diz Textor. “Desenvolver jogadores é melhor do que comercializar jogadores, para o sucesso competitivo e para o nosso negócio.”

A primeira compra foi o Crystal Palace FC da Premier League inglesa, há um ano, seguindo-se do clube brasileiro Botafogo e do RWD Molenbeek da Bélgica.

Ler Mais