“Culpados devem ser responsabilizados” por ataque que vitimou sete trabalhadores humanitários, exige presidente do Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apelou hoje à responsabilização dos culpados pelo ataque que matou sete trabalhadores humanitários da organização não-governamental (ONG) World Central Kitchen (WCK) em Gaza.

“Há muito que é necessário pôr termo ao massacre de civis inocentes e de trabalhadores humanitários”, escreveu Michel na sua conta na rede social X, acrescentando que “deveria haver uma investigação e os culpados deveriam ser responsabilizados”.

As autoridades israelitas já anunciaram uma investigação ao ataque que matou, na Faixa de Gaza, sete trabalhadores da ONG fundada pelo chef hispano-americano José Andrés, tendo o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, admitido que o exército israelita os matou “sem querer”.

Entre as vítimas estão cidadãos da Austrália, Polónia, Reino Unido, um cidadão com dupla nacionalidade norte-americana e canadiana e três palestinianos, afirmou a ONG, em comunicado.

Estes são os primeiros trabalhadores humanitários estrangeiros mortos na guerra de Gaza desde 07 de outubro do ano passado, que já fez mais de 32.800 vítimas, na sua maioria mulheres e crianças.

Segundo a WCK, um dos seus veículos foi atacado na noite de segunda-feira pelo exército israelita ao passar por Deir al Bala, no centro da Faixa de Gaza, depois de sair de um armazém onde tinham descarregado 100 toneladas de alimentos, num movimento coordenado com as autoridades israelitas.

Os trabalhadores da WCK colaboravam com a também ONG Open Arms que estabeleceu um corredor humanitário marítimo entre Chipre e Gaza para fazer chegar ajuda alimentar à população palestiniana afetada pela guerra lançada por Telavive após os ataques terroristas do Hamas em território israelita em 07 de outubro de 2023.

Israel: Netanyahu admite que exército matou “sem querer” trabalhadores humanitários

Sete trabalhadores da ONG mortos em Gaza após ataque israelita: o que é a ‘World Central Kitchen’ e como funciona?

Ler Mais