CUF conquista menção honrosa em prémio internacional por projeto inovador de sustentabilidade
A CUF, uma das maiores redes de saúde privadas em Portugal, acaba de ser distinguida com uma Menção Honrosa nos prestigiados International Hospital Federation Awards. O projeto “Centro de Esterilização Hospitalar – um novo paradigma de sustentabilidade hídrica” foi um dos 49 finalistas selecionados entre mais de 500 candidaturas de 37 países.
O projeto premiado destaca-se pela sua inovação na otimização do consumo de água em processos de esterilização, um dos maiores desafios da área hospitalar. Através da reutilização da água em diferentes fases do processo, a CUF conseguiu reduzir em 15% o consumo deste recurso vital, poupando cerca de 145 mil litros por mês.
A implementação desta solução sustentável permitiu à CUF não só reduzir a sua pegada ambiental, mas também desenvolver novos conhecimentos científicos sobre processos de esterilização mais ecológicos. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a promoção da cultura de sustentabilidade em todos os seus processos.
O prémio, atribuído na categoria “Ashikaga-Nikken Excellence Award for Low-Carbon Healthcare”, reconhece a excelência do projeto da CUF, que concorreu com hospitais de diversos países, como a Índia, Quénia, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Costa Rica e Bélgica.