Covid-19: OMS alerta que pode ser ultrapassada barreira global dos 100 milhões de casos esta semana

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, advertiu que esta semana deverão ser atingidos os 100 milhões de casos de covid-19 em todo o mundo. Neste momento, segundo a contagem independente da Johns Hopkins, há já 99,39 milhões de infeções.

Numa conferência de imprensa, o responsável lembrou que há um ano foram noticiados menos de 1500 casos, 23 só de fora da China. “Os números de agora podem tornar-nos insensíveis ao que eles representam, mas cada morte é o pai de alguém, o parceiro de alguém, o filho de alguém, o amigo de alguém”, advertiu, citado pela agência de notícias Europapress.

Por esta razão, salientou a necessidade de “lamentar” aqueles que morreram devido ao novo coronavírus e, ao mesmo tempo, sublinhou a importância de fazer “tudo o que for possível” para evitar ser infetado e transmitir a doença.

“As vacinas contra a a covid-19 dão-nos agora esperança, pelo que cada vida que perdemos é ainda mais trágica”, disse Tedros.

O diretor-geral da OMS lembrou ainda a necessidade de todos os profissionais de saúde e idosos serem vacinados contra a covid-19 nos primeiros 100 dias do ano, e de os países mais ricos mostrarem solidariedade para com as nações com menos rendimentos, para que todas as pessoas possam ser imunizadas, o que vai permitir atingir a imunidade de grupo.

“O fosso entre os que têm [vacinas] e os que não têm aumenta a cada dia. A pandemia recordou-nos que a saúde e a economia estão interligadas e que estamos todos no mesmo barco. A pandemia não vai acabar até ter terminado em todo o lado”, sublinhou ainda.

Ler Mais