Covid-19 já arrastou os EUA para a recessão, alerta BoA
“Acreditamos que os Estados Unidos entraram em recessão”, afirma o último relatório do Bank of America. Poderiam não passar de estimativas e possíveis cenários mas com o impacto económico que já se faz sentir na economia americana, o BoA lança um ‘red alert’ a sublinha que os Estados Unidos se juntam assim ao resto das economias mundiais.
Sendo que nesta sua análise, estimam que a maioria dos países da União Europeia também se encontra nesta mesma situação.
O impacto económico do coronavírus poderá “provocar um colapso na ordem dos 12%. O que ocorreu apenas no segundo trimestre de 2020 e, considerando que o primeiro terminou com um ligeiro aumento de 0,5%, seria um duro golpe para a super potência americana”, detalha o banco.
No entanto, o BoA mantém-se otimista quanto à evolução desta situação, prevendo mesmo que se trata de uma fase breve. “A economia voltará a crescer no terceiro trimestre mas a recuperação dependerá inteiramente da agressividade com que as políticas são adotadas e a resposta que está a ser dada à pandemia, de forma a evitar danos permanentes”.
As suas estimativas apontam para, ao longo de 2020, a economia dos Estados Unidos da América contrair 0,8%.
“Vão perder-se empregos, a riqueza será destruída e a confiança será prejudicada. A salvação virá se houver políticas agressivas e focadas para incentivar a economia por menor que seja a atividade económica ”, reforça o BoA.