Covid-19: Anti-inflamatórios podem ser «benéficos» em fase posterior da infeção, indica estudo

Os anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina e o ibuprofeno, podem reduzir tanto as respostas de anticorpos como as respostas inflamatórias à infeção pelo novo coronavírus. De acordo com uma nova investigação publicada na revista científica Journal of Virology, a toma destes medicamentos pode ser “prejudicial ou benéfica, dependendo do momento da administração”.

“Os anti-inflamatórios não esteroides são possivelmente os medicamentos anti-inflamatórios mais utilizados”, segundo o investigador principal Craig Wilen, professor de medicina laboratorial e imunologia na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, citado pela agência de notícias Europapress.

Os anti-inflamatórios são normalmente utilizados para doenças crónicas como a artrite, sendo que as pessoas tomam-nos “por períodos de tempo mais curtos durante as infeções e em inflamações agudas como a covid-19, e também para os efeitos secundários da vacinação, tais como dor, febre e desconforto”, argumenta Wilen.

A investigação sugere que as consequências da utilização destes medicamentos durante a infeção natural e vacinação contra a covid-19 devem ser avaliadas nos seres humanos. “É provável que estes dados existam, especialmente em ensaios clínicos de vacinas, pelo que devem ser utilizados para ver se produzem respostas de anticorpos em pessoas”, diz o investigador.

Tomar estes medicamentos “pode ser prejudicial ou benéfico, dependendo do momento da administração”, de acordo com a investigação. O medicamento anti-inflamatório dexametasona (que neste caso é um esteroide) é prejudicial para os pacientes com covid-19 quando tomado no início da infeção, mas é benéfico quando administrado numa fase posterior.

Do mesmo modo, a atividade anti-inflamatória dos não esteroides pode ser prejudicial no início da infeção pelo novo coronavírus, porque, nesta fase, a inflamação é geralmente útil. Isso muda nas fases posteriores da covid-19, especialmente se o paciente experimentar uma inflamação intensa, onde o organismo gera uma resposta imunitária de compostos inflamatórios que ocorre frequentemente em doentes covid.

Assim, a redução dos anticorpos neutralizantes causados por estes medicamentos pode ser benigna, ou pode reduzir a capacidade do sistema imunitário de combater a doença durante as fases iniciais da infeção.

Além disso, pode também reduzir a magnitude e/ ou duração da proteção contra infeções naturais ou vacinação.

Ler Mais