Costa na abertura de fábrica da Airbus em Santo Tirso: Empresa “contribui mais ainda para a nossa economia”

A Airbus abriu hoje as portas da nova fábrica da Airbus Atlantic Portugal, em Santo Tirso, onde prevê criar mais de 250 postos de trabalho altamente qualificados nos próximos anos. O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, presente na inauguração, confirmando que as instalações já estão em funcionamento, com 100 trabalhadores, e que vai registar crescimento, não só este ano como também nos próximos.

O crescimento não será apenas em termos de trabalhadores, “mas também na capacidade daquilo que produz. Já temos parte desta infraestrutura preparada para novas linhas de montagem e a Airbus já reservou mais um lote para poder, no futuro, expandir a sua atividade aqui nesta zona industrial”, começa por referir António Costa.

“A Airbus é uma grande empresa global, uma empresa europeia que compete à escala global, e é para nós uma enorme honra fazermos parte desta equipa europeia que ajuda a competir à escala global na produção de aviões e de outras aeronaves.”

Sobre a relação de Portugal com o grupo Airbus, o dirigente explica que não se limita “a este investimento industrial”, falando “num outro investimento muito importante” do grupo, o Global Business Center, em Lisboa, que já conta com 300 funcionários e “tem também uma perspetiva tão ambiciosa de crescimento até 2025, que nem digo qual é a ambição que a Airbus nos tem transmitido”.

“Para além do investimento direto que a Airbus faz, contribui mais ainda para a nossa economia, e contribui desde logo, com a aquisição que faz a diferentes empresas portuguesas, num conjunto de bens ou de serviços”, refere o primeiro-ministro, acrescentando que, só no último ano, essas aquisições foram de “cerca de 65 milhões de euros de compras feitas no mercado português, desde peças industriais a software”.

O primeiro-ministro português conclui a referir que a empresa “é por isso um parceiro do presente e um parceiro do futuro, e é com muito agrado que vemos que se vão desenvolver também novas parcerias na área da inovação com outras empresas portuguesas”, para que o país tenha mais peças e aeronaves mais eficientes e adaptadas “ao novo mundo energético”.

“Temos uma aliança sólida com o grupo Airbus e Portugal continuará a desempenhar um papel relevante na estratégia global da Airbus.”

A Airbus Atlantic Portugal vai produzir no Vale do Ave peças para os modelos Airbus A320 e A350. É considerada o fabricante nº2 mundial para Aeroestruturas, nº1 para cadeiras de pilotos e está entre os 3 melhores para cadeiras de passageiros da Classe Executiva e da Primeira Classe, comercializados sob a marca STELIA Aerospace.

Inicialmente com uma equipa composta por 100 colaboradores, a construtora quer chegar ao final de 2022 com um número de 150, e prevê chegar aos 250 nos próximos anos.

Com um volume de negócios estimado em mais de 3,5 mil milhões de euros, a Airbus Atlantic é uma parte essencial da cadeia de valor da Airbus e desempenha um papel fundamental em toda a cadeia de suprimentos de aeroestruturas.

Ler Mais





Comentários
Loading...