Corticeira Amorim estreia-se com Programa de Emissões de Papel Comercial de 20 milhões de euros
A Corticeira Amorim concretizou o seu primeiro Programa de Emissões de Papel Comercial Sustainability Linked no montante de 20 milhões de euros, com maturidade até 2024. A operação foi comunicada esta quinta-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Este é já o segundo financiamento sustentável da empresa após a emissão de Obrigações Verdes de 40 milhões de euros, que decorreu a 3 de dezembro de 2020.
A operação “reafirma o compromisso com a aplicação dos princípios e melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance)”, pode ler-se no documento.
Segundo o comunicado da empresa, a taxa de juro das emissões ao abrigo do Programa está ligada à evolução de indicadores ambientais, nomeadamente ao consumo de energia proveniente de fontes renováveis controladas e à proporção de resíduos (não cortiça) enviados para valorização.
Os indicadores integram um conjunto de KPI de referência ESG, assumidos pela Corticeira Amorim, e que serão reportados e certificados anualmente por uma entidade externa, segundo informa a empresa.
A Sustainalytics, empresa especializada em research, ratings e informação ESG, confirmou o alinhamento do Programa de Emissões de Papel Comercial Sustainability Linked da Corticeira Amorim com as quatro componentes dos Sustainability Linked Loan Principles (versão 2020) da LMA – Loan Market Association.
O Programa permitirá alongar a estrutura de maturidades do financiamento da Corticeira Amorim, reforçando os seus Capitais Permanentes, bem como reforçar a sua componente de financiamento sustentável.
O Caixa – Banco de Investimento, SA assumiu a organização e montagem do Programa e, ainda, as funções de agente pagador e instituição registadora. À Caixa Geral de Depósitos, SA coube a garantia de subscrição.
De referir que a maior empresa de produtos de cortiça do mundo fechou o primeiro semestre de 2021 com lucros de 39,4 milhões de euros, mais 15% do que no mesmo período do ano passado, enquanto a faturação aumentou quase 11% para 433,3 milhões.