Corrida frenética: IPO do Ant Group atrai investidores dispostos a tudo?
A oferta pública inicial (IPO) do Ant Group gerou uma corrida ‘frenética’ entre os investidores para garantir uma fatia da maior venda de ações do mundo, ajudando a elevar o total dos fundos arrecadados para quase 37 mil milhões de dólares (cerca de 32 mil milhões de euros).
O IPO duplo do grupo de pagamentos eletrónicos chinês, em Xangai e Hong Kong, gerou uma expressiva procura entre os fundos institucionais ansiosos por participar num dos negócios ‘mais quentes’ do mercado global, bem como junto de gigantes do retalho dispostos a assumir grandes níveis de alavancagem, avança o ‘Finantial Times’.
Do lado de Xangai, o processo foi concluído esta quinta-feira. Os bancos acionaram a chamada ‘opção verde’ para aumentar a oferta depois de as ofertas terem excedido o valor das ações em mais de 870 vezes, o equivalente a 2,8 triliões de dólares.
O acordo avaliou a empresa em cerca de 316 mil milhões de dólares. O processo em Hong Kong foi concluído, na quarta-feira, um dia antes do planeado devido a uma procura igualmente elevada, segundo fontes próximas da operação. A alocação de retalho para esta etapa deve ser concluída hoje, sexta-feira. Uma outra ‘opção verde’, pode puxar o total de fundos arrecadados para 39,6 mil milhões de dólares.
Entre os investidores que lutam para garantir sua alocação preferencial está o GIC. O fundo soberano de Singapura que terá de se contentar com apenas uma fatia de mil milhões de dólares em ações da Ant, aquém do que pretendia adquirir.
O negócio desencadeou um frenesim entre os investidores. Alguns em Hong Kong estão dispostos a avançar quantias de peso na sua oferta para garantir ações, o que deixou os corretores muito felizes. “Forneceremos cerca de 4,5 a 5,8 mil milhões de dólares para financiamento de margem”, disse Edmond Hui, executivo-chefe da Bright Smart Securities, uma corretora de Hong Kong que está a emprestando aos investidores até 20 vezes o valor que colocaram.
Usar tais níveis elevados de alavancagem significa que os investimentos em ações podem estar sujeitos a ganhos e perdas ‘astronómicas’ em movimentos relativamente pequenos no preço das ações.
Importa recordar que a Ant está a ser investigada na China continental por oferecer aos investidores acesso à parte de Xangai na sua venda de ações, através de um acordo exclusivo com cinco fundos mútuos, envolvidos via aplicação.
Outra explicação para a procura tão elevada é a decisão da Alibaba, grupo mãe da Ant, ter assumido cerca de 44% da parcela do IPO de Xangai. A mudança, que coloca a participação da Alibaba em cerca de um terço da Ant, limita a alocação disponível para outros investidores. “Eles não querem perder o controle”, disse Richard Harris, presidente-executivo da Port Shelter Investment Management, com sede em Hong Kong.
Limitar o número de ações disponíveis para investidores externos também pode ajudar a garantir um aumento ‘atípico’ no preço das ações da Ant no primeiro dia, já que os investidores ficaram de fora da disputa do IPO por ações no mercado secundário. Há “menos oferta no mercado público e mais pressão de alta sobre o preço”, disse o corretor de Hong Kong.