Coreia do Norte cala rumores sobre saúde de Kim com novas fotos

A Coreia do Norte divulgou novas fotos do líder Kim Jong-Un poucos dias depois de um diplomata sul-coreano ter afirmado que o responsável estava em coma, de acordo com o ‘Daily Mail’.

As fotos mostram o ditador numa reunião do Partido dos Trabalhadores, sobre a pandemia e a eminência de um tufão no país, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia, controlada pelo estado.

A reunião acontece dois dias depois de Chang Song-min, ex-assessor do falecido presidente sul-coreano Kim Dae-jung, ter dito que Kim estaria em coma desde Abril, com suas aparições a serem falsas.

O encontro de quarta-feira surgiu no meio de uma pandemia que está a aumentar a pressão sobre a economia norte-coreana, prejudicada pelo recente encerramento de fronteiras, bem como por danos causados pelas mais recentes cheias.

A reunião avaliou «alguns defeitos no trabalho anti-epidemia de emergência estadual para verificar a invasão do vírus maligno», disse a agência estatal em comunicado.

A Coreia do Norte não relatou nenhum caso confirmado do novo coronavírus, mas Kim disse no mês passado que o vírus «poderia ter entrado» no país.

O responsável impôs um bloqueio depois de um homem relatado sintomas, mas os resultados dos testes posteriores do homem foram inconclusivos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Chang especulou que Kim Yo-jong, a irmã mais nova do ditador, estaria a ser preparada para a liderança do país, depois de uma alegada promoção. O papel, que não foi confirmado, torna-la-ia a segunda mulher no comando da Coreia do Norte.

Chang disse que tal movimento aconteceria apenas em dois cenários: se Kim estivesse gravemente doente ou se tivesse ocorrido um golpe.

Ler Mais