Consumo e PIB per capita de Portugal abaixo da média europeia em 2020

O consumo efetivo individual (AIC) é uma medida que mede o bem estar, através da capacidade compra das famílias. Em 2020, o AIC per capita expresso em padrões de poder de compra (PPC) variou de 61% a 131% da média da UE nos 27 Estados-membros, segundo os dados publicados hoje pelo Eurostat.

Em 2020, nove Estados-membros registraram AIC per capita acima da média da UE. O nível mais alto na UE foi registado no Luxemburgo – 31% acima da média da UE -, seguido pela Alemanha (23% acima) e Dinamarca (21% acima). Os Países Baixos, Áustria, Finlândia, Bélgica, Suécia e França registaram níveis entre 5% e 20% acima da média da UE.

Em 13 Estados-membros, o AIC per capita ficou entre a média da UE e 25% abaixo desta. No Chipre, Itália, Lituânia e Irlanda os níveis ficaram-se pelos 10% ou mais abaixo da média da UE, enquanto Portugal, Espanha, República Checa, Malta, Polónia e Eslovénia estavam entre 11% e 20% abaixo. A Roménia, a Estónia e a Grécia situaram-se entre 21% e 25% abaixo da média da UE.

A Eslováquia, Letónia, Hungria e Croácia ficaram entre 25% e 35% abaixo, enquanto a Bulgária teve AIC per capita 39% abaixo da média da UE.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, uma medida da atividade económica, apresenta diferenças substanciais entre os Estados-membros da UE.

Em 2020, o PIB per capita expresso em PPC apresentou uma variação de 55%, face à média da UE na Bulgária e 266% no Luxemburgo. 10 Estados-membros registaram um nível de PIB per capita superior à média da UE em 2020.

Portugal esteve abaixo da média europeia, conforme pode observar-se neste gráfico:

Ler Mais





Comentários
Loading...