Concurso Miss Universo tem novas regras 70 anos depois: Será permitida participação de mães e mulheres casadas

Depois de mais de 70 anos, o concurso global de Miss Universo adotou uma das maiores mudanças no seu processo de seleção. A partir do próximo ano, a competição anual aceitará mães e mulheres casadas.

Num comunicado interno, citado pelo jornal ‘The National’, a organização diz que sempre se esforçou para evoluir com os tempos e a última decisão foi o próximo passo natural.

“Todos nós acreditamos que as mulheres devem ter controlo sobre as suas vidas e que as decisões pessoais de um ser humano não devem ser uma barreira para o seu sucesso”, lê-se na mesma nota.

As novas regras entrarão em vigor no 72º concurso, a ser realizado em 2023. Já tiveram lugar concursos preliminares para o Miss Universo 2022, que será realizado ainda este ano.

Anteriormente, apenas mulheres solteiras, com idades compreendidas entre 18 e 28 anos, que nunca foram casadas ou tiveram filhos, podiam inscrever-se. Não ficou imediatamente claro se a faixa etária permanecerá a mesma.

“A Organização Miss Universo é sempre a maior e mais inovadora plataforma do género e agora será mais inclusiva e acolhedora para mães e mulheres casadas”, referiu Josh Yugen, executivo-chefe do Yugen Group e diretor nacional do Miss Universo Bahrain, citado pelo mesmo jornal.

Para o responsável, esta mudança “está em linha com o que eu tenho lutado – quebrar estereótipos e desaprender o estigma que a velha sociedade nos impôs há muitas décadas”, acrescentou.

Com sede em Nova Iorque, a ‘Miss Universe Organization’ também é proprietária dos concursos Miss USA e Miss Teen USA, além do concurso global de Miss Universo.

De recordar que a Miss Índia Harnaaz Sandhu, 21, atriz, foi coroada Miss Universo 2021 no evento, realizado em Eilat, em Israel. Uma das respostas vencedoras foi quando lhe pediram conselhos para as jovens que a observavam sobre como lidar com as pressões que enfrentam atualmente.

“Acho que a maior pressão que os jovens enfrentam é acreditar em si mesmos; saber que é único e isso é o que o torna bonito”, disse. “Pare de se comparar com os outros e vamos falar [sobre] coisas mais importantes que [estão] a acontecer em todo o mundo. Saia e fale por si mesmo. Eu acreditei em mim e é por isso que estou aqui hoje”, afirmou.

Ler Mais