Concurso de ideias vai promover a criação de 15 startups tecnológicas em Portugal

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Ideias e Tecnologias do programa de empreendedorismo tecnológico AINanoTEC. Até 3 de Setembro, todos os interessados em criar uma startup na área da tecnologia podem submeter as respetivas candidaturas.

O objetivo desta iniciativa é promover a criação de 15 startups em Portugal, através da identificação de ideias em áreas como Inteligência Artificial, Nanotecnologia e Tecnologias de Informação e Comunicação. As candidaturas selecionadas vão integrar uma rede internacional de mentores e stakeholders, composta por parceiros da Fraunhofer Portugal, International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL) e INOVA-RIA – entidades responsáveis pelo lançamento do concurso.

Numa segunda fase, os participantes irão participar em bootcamps para o desenvolvimento e aceleração de ideias, estando previstas atividades como coworking, matching, pitching e mentoring. Após este período, segue-se a etapa de aceleração, sucedida pela fase de scale-up com pilotos e demonstrações.

Podem candidatar-se investigadores e empreendedores que pretendam criar uma empresa e gerar empregos altamente qualificados, tirando partido de um mercado global (IA) que é estimado em 7,6 mil milhões de dólares.