Como começar um negócio?

Por Letícia Quental, Inodev

 

Iniciar um novo negócio pode ser uma aventura emocionante, mas também pode ser algo intimidante, nomeadamente no que diz respeito a saber “Como e por onde começar?”. Para aumentar as hipóteses de ser bem sucedido é importante investir tempo no estudo do mercado em que se pretende entrar, e na elaboração de um plano de negócios sustentado, para perceber a viabilidade económica e financeira do negócio.

Realizar um estudo do mercado é um dos passos mais importantes que se deve fazer antes de começar um novo negócio. Isso envolve uma pesquisa do mercado para entender a sua dimensão, as tendências do setor, a concorrência existente e serviços praticados e/ou produtos comercializados, o público-alvo e as oportunidades de crescimento existentes.

Ao estudar o mercado, é importante considerar a localização e as necessidades específicas do público-alvo. Por exemplo, se quiser abrir um restaurante em Lisboa, é importante entender a concorrência existente, os gostos culinários dos lisboetas e os hábitos de consumo de comida na cidade. Esse estudo de mercado será muito importante não só para ter uma ideia do setor onde se pretende inserir, como também para tomar decisões informadas e com uma base fidedigna.

O próximo passo importante é a elaboração de um plano de negócios. O plano de negócios é um documento que inclui um orçamento detalhado sobre os primeiros 3-10 anos do negócio, e informações sobre a estrutura da empresa.

Ao elaborar um plano de negócios, é importante ter em mente os seguintes pontos:

  • Definição de metas realistas e fundamentadas pelo estudo de mercado prévio;
  • Determinação da dimensão do mercado e crescimento anual do mesmo;
  • Modelação de vendas e custos;
  • Determinação das necessidades de financiamento e Cash-flow anual;
  • Identificação da equipa de recursos humanos necessária, e das ações comerciais e de marketing a executar;
  • Cálculo de indicadores financeiros relevantes, como VAL, TIR e Pay back period;
  • Construção da Demonstração de Resultados e Balanço do projeto.

Ao determinar estes pontos e construir o seu plano de negócios, ter uma visão clara de qual o investimento necessário para implementar o seu projeto, e a partir de que momento terá retorno desse investimento.

Após determinar estes pontos, e projetar os primeiros anos do seu negócio, constrói um documento que tenha uma explicação clara e objetiva do seu negócio (conceito, dimensão do mercado, público-alvo e vantagem competitiva), assim como do investimento necessário para implementação do mesmo e análise de viabilidade do projeto. Este documento poderá ser útil na obtenção de financiamento de investidores ou de bancos.

Por fim, será importante construir um plano de marketing, de modo a elencar todas as estratégias de marketing necessárias para alcançar os objetivos propostos no plano de negócios.

Em resumo, iniciar um novo negócio pode ser um projeto entusiasmante, mas é importante investir tempo na análise do mercado e na elaboração de um plano de negócios detalhado, para garantir o sucesso do mesmo e evitar um investimento num negócio pouco promissor ou com um modelo de vendas desadequado. Isto ajudará não só a identificar oportunidades e desafios do mercado onde se pretende inserir, como também a definir objetivos realistas e estabelecer estratégias para atingi-los!

Após estes passos, está preparado para criar a sua empresa e iniciar o seu projeto!

Ler Mais