Comissários europeus em Kiev para discutir com Zelensky novos apoios e adesão à UE

Um total de 15 comissários europeus, incluindo os vice-presidentes Margrethe Vestager e Valdis Dombrovskis, chegaram hoje a Kiev com a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, para um conjunto de reuniões bilaterais com o Governo ucraniano.

Os comissários europeus vão reunir com o governo ucraniano para analisar o processo de adesão à União Europeia, as ajudas à Ucrânia e a formação, pedida por Zelensky, de um tribunal internacional especial para julgar os crimes de agressão da Rússia.

À chegada, Úrsula von der Leyen publicou uma foto e um texto na rede social twitter para manifestar apoio à Ucrânia. Von der Leyen sublinha que é bom estar de volta a Kiev.

Até hoje de manhã não havia informação sobre quantos comissários viajariam com von der Leyen por uma questão de segurança e depois de consultadas as autoridades ucranianas.

A vice-presidente e comissária para a transição digital Margrethe Vestager, o ‘vice’ Valdis Dombrovskis e o alto-representante para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, encabeçam a comitiva, da qual também fazem parte os vice-presidentes Maroš Šefčovič (Relações Interinstitucionais), Věra Jourová (Valores e Transparência) e Margaritis Schinas (Promoção do Estilo de Vide Europeu).

O resto da delegação europeia é composta pelos comissários Nicolas Schmit (Empregos e Direitos Sociais), Paolo Gentolini (Economia), Janusz Wojciechowski (Agricultura), Didier Reynders (Justiça), Ylva Johansson (Assuntos Internos), Janez Lenarčič (Gestão de Crises), Olivér Várhelyi (Vizinhança e Alargamento), Virginijus Sinkevičius (Ambiente, Oceanos e Pescas) e Mairead McGuinness (Serviços e Estabilidade Financeiros).

Ler Mais





Comentários
Loading...