Clientes de seguros reclamaram menos em 2020. Liberty é a melhor a resolver as queixas

No setor dos seguros verificou-se uma «redução do número de reclamações registadas na plataforma em 2020, comparativamente com 2019», de acordo com uma análise do Portal da Queixa, que concluiu ainda que «a Fidelidade é a entidade com o maior número de queixas e a Liberty Seguros é a melhor companhia para resolvê-las».

No período compreendido entre os dias 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020, foi possível observar «uma redução do volume de reclamações registadas pelos consumidores na plataforma». Assim registaram-se «795 reclamações relacionadas com a categoria Companhias de Seguros, sendo que, no mesmo período homólogo de 2019, foram registadas 912 queixas».

«A análise revela ainda que, desde o início de 2021 e até ao dia 2 de março, os portugueses já registaram no Portal da Queixa 169 reclamações, comparativamente com igual período do ano passado, a variação é mínima, tendo sido apresentadas 160 reclamações», adianta a plataforma numa nota enviada às redações.

No que diz respeito às principais razões das queixas, resumem-se a três: a falta de apoio/resposta da companhia (44% das reclamações), o atraso na resolução dos processos (28,9% das queixas) e os problemas com as questões contratuais (7.2%).

Portal da Queixa

Adicionalmente, a companhia de seguros Fidelidade «é a entidade que traça um percurso inverso à tendência verificada no setor, ao ser alvo do maior volume de reclamações registado em 2020 e ao obter a maior variação positiva do número de queixas face a 2019 (mais 20% de queixas)», segundo a análise.

Do lado oposto, «evidenciam-se pela positiva a Zurich, ao ser a companhia com o menor volume de reclamações em 2020, e a Tranquilidade Seguros, ao ser a companhia que conseguiu registar a maior variação negativa de reclamações em 2020 (menos 32,7% de queixas face a 2019)».

Relativamente ao melhor Índice de Satisfação, destacam-se pela capacidade de resolução (acima dos 70 pontos em 100), as empresas: Liberty Seguros, Zurich e Tranquilidade Seguros. Já quanto à variação do número de reclamações ao longo de 2020, «fevereiro, agosto e setembro foram os meses nos quais os portugueses mais reclamaram (entre as 80 queixas mensais)». Maio registou menos reclamações.

Já sobre a «análise dos dados demográficos, no top 3 dos distritos com maior percentagem de queixas apresentadas pelos consumidores em 2020 estão: Lisboa (27.6%), Porto (23.4%) e Setúbal (11.1%)», segundo o estudo que mostrou ainda que «os consumidores do sexo masculino são os que mais reclamam – 66.6% do total de queixas apresentadas em 2020 -, e as consumidoras representam 33.4%».

Do total de consumidores que registou uma reclamação, em 2020, relacionada com companhias de seguros, a maior fatia pertence à faixa etária entre os 35-44 anos de idade (35.1%)A menor, por seu turno, diz respeito a consumidores com mais de 65 anos (3.5%), conclui a análise.

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