CEOs adotam a sustentabilidade para criar resiliência de longo prazo, diz relatório da Accenture

Os CEOs estão a enfrentar um contexto global “extremamente desafiador”, mas concordam que a sustentabilidade é fundamental a longo prazo, segundo o novo relatório da Accenture.

De acordo com este relatório a grande maioria dos líderes (93%) está a viver 10 ou mais desafios simultâneos nos seus negócios sendo que 87% chamam à atenção que os níveis atuais de disrupção limitarão a entrega dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDGs).

Embora os CEOs estejam cada vez mais preocupados com estes ventos contrários, quase todos (98%) concordam que a sustentabilidade é fundamental para a sua função, um sentimento que cresceu 15 pontos percentuais nos últimos 10 anos deste estudo.

À medida que esses desafios se acumulam, os CEOs apontam para questões globais que tradicionalmente estão fora da esfera corporativa – mudanças climáticas ou conflitos sociopolíticos – como motivos para se preocuparem com a entrega de valor e impacto para todas as partes interessadas. Posto isto, 43% dos CEOs em todo o mundo dizem que seus esforços de sustentabilidade foram prejudicados devido ao ambiente geopolítico, com esse número a ser ainda maior para CEOs de países em desenvolvimento (51%).

Ao examinar as metas líquidas estabelecidas pelas maiores empresas do mundo , a Accenture também descobriu que quase todas não atingirão as suas próprias metas, a menos que duplique a taxa de redução de emissões de carbono até 2030.

Com estes dados, sublinha-se que alguns CEOs continuam a causar um grande impacto e mostram sinais visíveis de sucesso que oferecem valor às partes interessadas e vantagem competitiva nos seus setores. Dois terços dos CEOs (66%) dizem que suas empresas estão comprometidas com parcerias estratégicas de longo prazo para criar resiliência. Esses líderes estão a transformar as cadeias de abastecimento, a requalificar as forças de trabalho, a reavaliar o relacionamento com os recursos naturais e reimaginar os avanços tecnológicos que abrangem soluções físicas, digitais e biológicas.

No que diz respeito à tecnologia, os CEOs também identificam uma clara necessidade de se concentrar nestes desenvolvimentos para encontrar soluções, enfrentar os desafios globais e impulsionar o crescimento. Os principais CEOs já estão a incorporar a sustentabilidade nos seus negócios no lançamento de novos produtos e serviços para a sustentabilidade (63%), aprimorando a recolha de dados de sustentabilidade nas cadeias de valor (55%) e investindo em fontes de energia renováveis ​​(49%). Quase metade (49%) está a fazer a transição para modelos de negócios circulares e 40% estão a aumentar o financiamento de P&D para inovação sustentável, refere o relatório.

76% dos executivos espera regularização das cadeias de abastecimento nos chips até 2024, aponta relatório da Accenture

Ler Mais