Centenária Adico, dona da cadeira portuguesa, compra marca hospitalar Mundinter
A JMS – Mobiliário Hospitalar S.A., empresa detida a 100% pela centenária Adico, anunciou a aquisição da marca Mundinter como parte de sua estratégia de consolidação e expansão no mercado de equipamentos hospitalares.
No início de 2023 e numa estratégia de dar robustez à marca centenária, a Adico concluiu o processo de aquisição da totalidade do capital da JMS, da qual já detinha 51%, empresa especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras na área do mobiliário hospitalar e geriátrico.
Agora, é a JMS que reforça o seu portfólio e fortalece a sua posição no setor, tanto a nível nacional como internacional, com a compra da Mundinter.
Com sede na Murtosa, no distrito de Aveiro, a JMS possui mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções na área de equipamentos hospitalares e bem-estar. A operação da JMS abrange a Europa, Marrocos e Angola, contando com uma unidade fabril de 11 mil metros quadrados, equipada com tecnologia de ponta.
A aquisição da Mundinter é vista como um movimento estratégico para a JMS, visto que é reconhecida pelo elevado padrão de qualidade dos seus produtos e pela significativa presença de camas hospitalares em Portugal.
Para Sérgio Lourenço, CEO da JMS, “a oportunidade da compra da marca Mundinter veio no momento certo, após um período de reorganização da JMS e dos investimentos feitos na compra de novos equipamentos industriais. Esta aquisição permite-nos alargar a nossa quota de mercado no setor hospitalar a nível nacional e internacional”.
Em 2023, a JMS exportou 42% do seu volume de negócios para 23 países, com destaque para Espanha, França, Itália e Reino Unido. O grupo empresarial Adico, que inclui a Adico, CTM e JMS, alcançou um volume de negócios de 12 milhões de euros em 2023, com um EBITDA de 1 milhão de euros, representando um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Atualmente, o grupo emprega 170 colaboradores distribuídos por três polos industriais.