Casos globais de covid-19 subiram pela primeira vez em sete semanas, alerta OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou esta segunda-feira que o número de novas infeções aumentou pela primeira vez em sete semanas.

“É frustrante, mas não inesperado”, disse o responsável na conferência de imprensa de hoje. Ghebreyesus deixou, por isso, um pedido para que os vários países do mundo não relaxem as medidas de contenção.

Os novos casos de covid-19 estavam a diminuir a nível mundial nas últimas sete semanas, tal como confirmou a diretora de Saúde Pública da OMS, Maria Neira, na terça-feira passada. A responsável previu também uma normalização da situação pandémica neste ano.

Porém, essa quebra foi hoje contrariada. Esta segunda-feira foi também ultrapassada a barreira dos 114 milhões de casos de covid-19, de acordo com a contagem independente da Johns Hopkins. Existem atualmente 114.240.823 infeções em cerca de 192 países e territórios, e 2.533.323 mortes.

Este marco foi alcançado três dias depois de ter sido ultrapassada a barreira dos 113 milhões de infeções a nível mundial, o que mostra a velocidade do vírus a atingir um novo milhão de casos, ainda que a incidência tenha diminuído globalmente nas últimas semanas.

Os três países do mundo com o maior número de infeções são os Estados Unidos, a Índia e o Brasil, respetivamente. Já os três países com o maior número de mortes são, mais uma vez, os Estados Unidos, o Brasil e o México, por ordem.

Em Portugal, morreram 16.351 pessoas dos 804.956 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ler Mais