Caso gémeas luso-brasileiras: Mãe das meninas ouvida na comissão de inquérito por videoconferência ainda esta semana

A audição da mãe das gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento Zolgensma no Hospital de Santa Maria está marcada para a próxima sexta-feira, 21 de junho. No final de uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas, o presidente da comissão, deputado Rui Paulo Sousa, do partido Chega, confirmou que a audição “deve acontecer por videoconferência”.

Em relação à audição do pai das gémeas, o presidente da CPI afirmou que ainda não há informações concretas. “Ainda não tivemos qualquer resposta por parte do pai, não sabemos quando será agendado ou se deveremos tomar outras diligências para entrar em contacto com ele”, declarou Rui Paulo Sousa.

Decisão sobre Suspensão dos Trabalhos
A mesa da Comissão de Inquérito Parlamentar debateu o pedido do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco, que sugeriu a suspensão dos trabalhos até ao trânsito em julgado da sentença judicial relacionada com o caso. No entanto, os membros da comissão decidiram continuar com os trabalhos. “Ficou acordado que os trabalhos não serão suspensos apesar de haver o inquérito do Ministério Público”, garantiu Rui Paulo Sousa. A votação formal sobre este despacho está agendada para esta tarde.

Também esta tarde, será ouvido o ex-secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. Rui Paulo Sousa indicou que, uma vez arguido no processo, António Lacerda Sales pode “invocar durante a audição a não resposta a algumas questões ou responder à porta fechada”.

Recorde-se que o Chega havia pedido que todos os intervenientes fossem ouvidos presencialmente na comissão parlamentar de inquérito.

Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas irão prosseguir até 25 de julho e serão retomados a 10 de setembro.

Ler Mais