Caixa e Fundo Europeu de Investimento disponibilizam 378 milhões para o apoio às micro e pequenas e médias empresas

A Caixa Geral de Depósitos e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram um acordo de garantia que prevê a mobilização de até 378 milhões de euros em linhas de crédito para melhorar o acesso ao financiamento de empresas portuguesas, sobretudo as empresas de pequena e média dimensão (PME).

As entidades criaram sete as novas linhas de crédito para estimular o investimento e o apoio à inovação nas PME nacionais, apoiado pelo programa InvestEU, que pretende alavancar o financiamento de empresas elegíveis em Portugal nas categorias Sustentabilidade, Inovação, Economia Social, Setor Criativo, Educação e Talento, Competitividade e o Microcrédito.

O banco liderado por Paulo Macedo explica que as operações irão beneficiar de uma garantia entre 50% e 80% do FEI e têm um prazo máximo de 12 anos. Os montantes máximos de financiamento variam consoante a garantia, podendo atingir, no caso da Sustentabilidade e Inovação, um valor de 7,5 milhões de euros.

O objetivo destas linhas de crédito é “apoiar o investimento que contribuirá para a transformação energética das pequenas e médias empresas em termos de sustentabilidade ambiental, bem como a adoção ou renovação da tecnologia digital, permitindo os necessários ganhos de escala”, explica a Caixa.

As entidades disponibilizam ainda uma linha de crédito setorial ao setor social para apoiar a atividade das IPSS e entidades públicas que promovem objetivos de cariz social.

No que respeita ao empreendedorismo, o acordo prevê uma linha de Microcrédito, em especial para pessoas que pretendam criar ou desenvolver uma microempresa, através de operações de financiamento de Medio Longo Prazo, bem como uma linha de crédito multissetorial para o apoio a investimentos que contribuam para o desenvolvimento da atividade e da competitividade das novas empresas (startups).

Ler Mais