Bruxelas vai avançar com o maior escrutínio de sempre aos esquemas de publicidade da Google já este ano
O regulador europeu vai abrir uma investigação ainda antes do final do ano, sobre os métodos de publicidade da Google, avançaram duas fontes de Bruxelas, em declarações à Reuters.
A UE vai concentrar-se na relação entre o gigante digital, os anunciantes, os editores e as empresas rivais. Só no ano passado, a Google conquistou mais de 140 mil milhões de euros em publicidade, tendo arrecadado mais do que qualquer um dos seus adversários. Cerca de 16% da receita é proveniente do “display”, parte do negócio que vende produtos de outras marcas, através das mais variadas plataformas.
Nos últimos 10 anos, a UE já multou a empresa detentora do motor de busca mais utilizado do mundo, em cerca de oito mil milhões de euros, por concorrência desleal.
No ano passado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, processou a Google por abusar da posição de mercado, enquanto principal motor de busca do mundo.
Há uma semana, França fechou um acordo com o gigante digital de 256,2 milhões de euros, depois de ter sido acusada com alegações semelhantes. Dias depois a Google fez um pacto similar com o regulador britânico.