Brasil distribui menos de um terço dos testes à Covid-19 que tem disponíveis

Sete meses após o Brasil ter declarado estado de emergência devido à pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde do país distribuiu menos de um terço dos 22,9 milhões de kits de teste RT-PCR à Covid-19 disponíveis, noticiou esta sexta-feira o jornal ‘O Estado de São Paulo’ (‘Estadão’).

A justificar esta situação estará a falta de material utilizado para a realização dos testes, incluindo zaragatoas, indica a reportagem, que aprofundou a forma como o Ministério da Saúde está a gerir os 9,5 milhões de testes que existem em stock.

O Ministério da Saúde não comentou a reportagem do ‘Estadão’.

Até quinta-feira, cerca de 6,43 milhões dos chamados “ensaios de reacção em cadeia de polimerase em tempo real para a detecção da SARS-CoV-2” tinham sido enviados a estados e municípios pelo governo federal, o que equivale a 28% do total.

O Brasil, que tem o segundo maior número de casos depois dos Estados Unidos, registou desde o início da pandemia mais de 4 milhões de casos confirmados de covid-19 e 124.614 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde de quinta-feira.