Bolsa de ar frio traz chuva a partir de hoje, em especial no Norte e Centro

Uma mudança significativa no estado do tempo está a caminho de Portugal continental, com a aproximação de uma depressão isolada em altitude, que trará uma bolsa de ar frio. Esta alteração deverá aumentar a instabilidade atmosférica e as condições meteorológicas nas próximas horas.

De acordo com os modelos meteorológicos de referência, como o portal especializado Tempo.pt, esta sexta-feira marcará o início deste período de instabilidade. Estão previstas chuvas fracas em vários distritos do Norte, incluindo Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto. A precipitação será mais frequente nas zonas montanhosas, onde a orografia facilita a condensação, particularmente nas serras do Gerês, Peneda, Alvão e Marão.

Esta instabilidade prolongar-se-á também durante o fim de semana. Sábado, 7 de setembro, será um dia especialmente chuvoso em várias áreas do Norte e Centro, com a previsão a alargar-se a mais distritos, como Bragança, Aveiro, Viseu e Coimbra. Os modelos indicam que todos os distritos a norte da cadeia montanhosa Montejunto-Estrela estarão sob a influência desta depressão, exceto talvez a Guarda, que poderá escapar à precipitação.

Para domingo, 8 de setembro, as previsões são ainda incertas. Até ao momento, não se espera precipitação significativa, mas os meteorologistas alertam para a possibilidade de uma nova bolsa de ar frio, vinda do Atlântico, condicionar o tempo a partir de domingo e estender-se até segunda-feira, 9 de setembro. Esta segunda vaga de instabilidade pode trazer mais chuvas para o país, principalmente nas regiões do Norte e Centro.

Nas regiões a sul do rio Mondego, a probabilidade de chuva é bastante reduzida. Ainda assim, poderá haver alguma precipitação localizada em áreas como o distrito de Leiria, onde os modelos sugerem um risco residual de chuvas fracas.






Comentários
Loading...