‘Big Tech’ passam a meia dúzia. E só elas dominam um quarto do portefólio de Wall Street

Milhares de ações são negociadas em Wall Street todos os dias mas apenas meia dúzia de empresas são realmente importantes para os investidores. Desde a chegada da Tesla ao S&P 500, no mês passado, que a gigante dos carros elétricos de Elon Musk passou a fazer parte do quinteto de ações de tecnologia que dominam o índice blue chip (Dow Jones).

A Apple, a Microsoft, a Amazon, a dona do Google – a Alphabet, a rede social Facebook e a Tesla valem agora coletivamente mais de 8,1 biliões de dólares, representando quase 25% do valor de mercado total de 33,3 biliões de dólares de todas as empresas do S&P 500.
Segundo os analistas, ouvidos pela CNN, dada a popularidade dos fundos de índice administrados de forma passiva – mais de 70 milhões de ações do SPDR S&P 500 ETF mudam de mãos diariamente – este cenário significa que muitos investidores que compram um fundo S&P 500 para fins de diversificação estão realmente a contribuir para uma alta concentração no setor de tecnologia.
O que pode ser um problema para os investidores que desejam minimizar o risco, especialmente porque a Tesla está longe de ser uma empresa madura e estável.
“A Tesla acabou de completar o seu quinto trimestre de lucros, vende significativamente menos carros do que os seus pares e continua a aceder ativamente aos mercados de capitais para financiar operações”, sublinhou Lindsey Bell, analista-chefe de investimentos da Ally Invest.
“Este quadro, juntamente com a natureza volátil da ação, terá implicações para o índice amplo de curto prazo”, acrescenta.
Ainda assim, a exposição às principais empresas de tecnologia não prejudicou os investidores o ano passado. O S&P 500 geral terminou 2020 com uma subida de 16%.
Já o Nasdaq caiu na manhã desta quarta-feira, com os investidores preocupados que a nova administração de Joe Biden e com os democratas a serem encorajados no Congresso a aprovar regulamentações mais rígidas sobre as grandes empresas de tecnologia e, potencialmente, a procurar mais investigações ‘antitrust’.
A força dos ‘S&P’s Big Six’ também esconde o facto de o resto do mercado não estar a evoluir da melhor forma. No conjunto, o S&P 500 subiu apenas 10%.