Biden está a derrotar Trump por uma curta margem, aponta sondagem republicana

Joe Biden está a derrotar Donald Trump por uma curta margem a poucos meses das eleições presidenciais de novembro, segundo revelou esta quarta-feira uma sondagem publicada na revista ‘Newsweek’.

A pesquisa foi realizada entre 1.020 prováveis eleitores, entre os dias 12 e 14 de abril, e revelou que 49% dos entrevistados optariam ‘definitivamente’, ‘provavelmente’ ou por inclinar-se a votar no atual presidente americano, enquanto Trump recolheu 46% das intenções de voto – no entanto, importa referir que a sondagem teve uma margem de erro de mais ou menos 3,9 pontos percentuais.

A sondagem foi realizada pela ‘Echelon Insights’, cofundada pelo ex-estrategista digital republicano Patrick Ruffini e pela investigadora Kristen Soltis Anderson.

Mark Shanahan, professor associado de política na Universidade de Surrey, no Reino Unido, salientou que o resultado “foi acirrado” e que uma sondagem não é suficiente para determinar o resultado. “Nunca devemos dar muita importância aos resultados de uma sondagem, e tudo o que podemos realmente dizer neste momento é que esta é uma disputa acirrada entre dois candidatos impopulares”, sustentou.

“É uma corrida em que o fator medo terá um forte papel na obtenção de votos, e é por isso que o momento da sondagem ‘Echelon Insights’ pode ser interessante. O medo de um segundo mandato de Trump leva os democratas e os independentes a votar, com a lógica de que a complacência da sua parte permitirá ao ex-presidente vencer em novembro. O ‘Echelon’ parece reconhecer que a mesma complacência por parte dos republicanos poderá devolver Biden à Casa Branca e, portanto, pretendem alimentar esse medo entre os eleitores inclinados ao Partido Republicano”, sustentou o especialista.

“A sondagem foi realizada pouco antes do início do julgamento de Trump sobre Stormy Daniels em Nova Iorque, um julgamento que pode prejudicar a posição de Trump fora da sua base, especialmente com os eleitores moderados de direita de que ele precisa para vencer”, concluiu Shanahan.

Ler Mais