Musk tem um novo concorrente para a Starlink: Amazon vai investir 10 mil milhões de dólares

Depois de chegar a acordo com as empresas Arianespace, Blue Origin e United Launch Alliance, a Amazon disse que vai colocar milhares de satélites em órbitra terreste nos próximos cinco anos. Com isto, a empresa pretende lançar um serviço de internet via satélite que vai competir com a Hughesnet, a Viasat e Starlink, que pertence à SpaceX de Elon Musk.

Com o Projeto Kuiper, a Amazon pretende ter um serviço de internet com “sede” no espaço e quer colocar 3.236 satélites em órbita através de 83 lançamentos distribuídos num espaço de cinco anos.

“O Projeto Kuiper fornecerá banda larga rápida e acessível para dezenas de milhões de clientes em comunidades não atendidas e mal atendidas em todo o mundo”, disse o vice-presidente da Amazon Devices and Services, Dave Limp, em comunicado. “Ainda temos muito trabalho pela frente, mas a equipa continuou a atingir marco após marco em todos os aspectos do nosso sistema de satélites.”

Os acordos estabelecidos com estas três empresas vão utilizar foguetes Ariane 6, New Glenn e Vulcan Centaur para os lançamentos.

Apesar de ainda não ter divulgado especificamente os termos financeiros dos negócios, a empresa falou numa estimativa de mais de 10 mil milhões de dólares (cerca de 9,1 mil milhões de euros) e especificou que é a “maior aquisição comercial de veículos de lançamento da história”.

A Amazon tem atualmente mais de 1.000 funcionários a trabalhar no Projeto Kuiper para que seja possível fornecer internet a dezenas de milhões de clientes privados, empresas e governos, em locais cujas alternativas de banda larga não existam ou sejam pouco confiáveis.

Ler Mais