Banco vítima de fraude de centenas de milhões. Fraude mostrava CEO e funcionários criados por IA numa videochamada

Um banco de Singapura foi alvo de uma fraude de centenas de milhões por cibercriminosos que utilizaram avatares do CEO e de outros funcionários para conseguir levar a cabo o golpe.

A história começou quando um funcionário de um banco em Singapura recebeu um e-mail do CEO, solicitando a transferência de centenas de milhões de fundos da empresa para uma conta bancária offshore. Perante a estranheza do pedido, o funcionário solicitou uma videochamada para esclarecer as instruções, conta o ‘elEconomista’.

O CEO concordou com a videochamada, e explicou detalhadamente os procedimentos necessários. O funcionário, após mais de 20 minutos de conversa, transferiu os fundos conforme instruído.

No entanto, horas depois, o banco foi alertado para a fraude. O CEO que participou na videochamada não era real, mas sim um avatar criado por IA. Além disso, todos os colegas que apareceram na videochamada também eram bots alimentados por IA.

O funcionário, que conhecia pessoalmente todas essas pessoas, não conseguiu distinguir a fraude.

Esta situação levanta preocupações sobre como a tecnologia pode ser utilizada para criar realidades virtuais cada vez mais convincentes.

Ler Mais