Aumento do custo de vida cria oportunidades para esquemas fraudulentos online, apontam especialistas

O aumento do custo de vida pode potenciar esquemas de fraude junto dos consumidores online, que procuram ofertas especiais virtuais: segundo dados do site sobre segurança na internet ‘Get Safe Online’, cerca de 60% das pessoas mudaram a forma como fazem compras uma vez que as finanças domésticas estão ‘apertadas’.

Ora, essa mudança nos hábitos de consumo é o ‘palco ideal’ para esquemas fraudulentos: 43% dos compradores online reconheceram que dão mais atenção a ofertas especiais e promoções com maior regularidade, apontou a sondagem, realizada junto de 2 mil pessoas.

A ‘Get Safe Online’ frisou ainda que 3 em cada 10 pessoas notaram um aumento de sites e vendedores falsos quando faziam compras online.

“Cair num golpe é mais fácil do que se possa pensar. Infelizmente, a fraude é cometida por pessoas altamente qualificadas e organizadas profissionalmente, com recurso a web designers e aluguer de call centers para dar a aparência de uma empresa legítima”, apontou Tony Neate, CEO da ‘Get Safe Online’, em declarações ao jornal britânico ‘The Telegraph’.

“Muitas pessoas ainda acreditam que a fraude é fácil de detetar e não é algo que pode acontecer-lhes. Mas os anúncios e sites amadores estão a tornar-se coisa do passado”, explicou o responsável. “Hoje, as pessoas podem ganhar a vida a enganar outras pessoas, fazendo de tudo para atrair e tirar o seu dinheiro. É perturbador, na melhor das hipóteses. E o impacto é sentido de forma mais profusa quando o dinheiro está apertado.”

Cerca de 92% dos inquiridos apontou ainda estar a tomar medidas proativas para manter o seu dinheiro protegido contra golpes online, incluindo tomar cuidado antes de clickar em links e evitar sites que solicitam muitas informações pessoais.

Ler Mais