Audi lança programa de apoio a start-ups para construir ecossistema digital e melhorar experiência dos condutores

Em parceria com a start-up Techstars, a Audi Denkwerkstatt está a lançar um novo programa para start-ups em fase inicial e futuros fundadores, com um objetivo: a construção de um ecossistema digital centrado no cliente e no automóvel. O objetivo do programa é apoiar e incentivar os fundadores, bem como as start-ups em fase inicial, enquanto ficam, mais rapidamente, preparados para o mercado e para os modelos empresariais digitais relacionados com a mobilidade, num ambiente altamente competitivo. Os fundadores podem candidatar-se a partir de 1 de agosto e as start-ups a partir de 26 de setembro de 2022.

Através do “Vorsprung 2030” a Audi apresentou uma estratégia clara para a transformação elétrica e digital da empresa, o que engloba a experiência de carregamento de automóveis elétricos, conceitos globais de mobilidade, ligando os utilizadores entre si, bem como serviços digitais tanto no interior como no exterior do veículo. O objetivo é melhorar as experiências de mobilidade dos consumidores.

As start-ups e os fundadores que desejem dedicar o seu talento empresarial à procura de soluções promissoras nos campos da digitalização e da mobilidade podem candidatar-se a dois programas. Aqueles que quiserem saber mais podem encontrar os detalhes sobre o processo de candidatura e seleção para o programa de pré-aceleração a partir de 1 de agosto de 2022, bem como para o programa de aceleração a partir de 26 de setembro de 2022, no site da Techstars.

O programa consiste em duas fases de três meses, que se desenvolvem uma na outra: o programa de pré-aceleração, que é dirigido a fundadores individuais, e o programa de aceleração, que é adaptado às fases iniciais das start-ups. Na fase de pré-aceleração, a Audi Denkwerkstatt e a Techstars apoiam conjuntamente os participantes no desenvolvimento de uma ideia promissora e na construção de uma equipa adequada. Este programa implica também uma série de master classes, mentorias, e treino de pitch coaching para os fundadores, que terão acesso a uma rede global de empreendedores, investidores e mentores ao aderir. Os participantes estarão ligados uns aos outros, para que possam montar as suas equipas ideais de fundadores.

A diversidade é uma componente chave do programa para promover o maior potencial de inovação possível. Por conseguinte, todo o programa é dirigido a fundadores e equipas de start-ups de todas as nacionalidades com diferentes conjuntos de competências, bem como de todas as proveniências profissionais e académicas. Ao avaliar os fundadores do programa, os conhecimentos técnicos, e um espírito empreendedor notável, bem como um elevado nível de motivação e criatividade intrínseca, desempenham um papel idêntico. A assertividade e o espírito de equipa são também necessários. Sendo um poço de fusão para a comunidade de start-ups europeia, Berlim oferece condições ótimas para a implementação do programa.

“O Audi Denkwerkstatt está a impulsionar a inovação para modelos empresariais digitais na Audi. O nosso objetivo é desenvolver inovações centradas no cliente de forma rápida e eficiente, e depois prepará-las para o mercado. Tendo a Techstars do nosso lado como um parceiro forte, estamos a abrir-nos a uma comunidade inovadora externa e a ideias comerciais ainda mais excitantes. Ao mesmo tempo, estamos a otimizar a interface entre a nossa corporação e a comunidade de start-ups”, explicou Tim Miksche, chefe da Audi Denkwerkstatt.

Martin Schilling, diretor geral da Techstars Berlin Accelerator, destacou: “Ciclos de produto e inovação cada vez mais curtos e novas linhas de negócio digitais – todos estes fatores estão a influenciar a atual transformação da indústria automóvel. Juntamente com a Audi Denkwerkstatt, a Techstars irá apoiar fundadores ambiciosos e assegurar que a velocidade da inovação aumente. Estamos ansiosos por criar oportunidades para os fundadores através do modelo comprovado da Techstars que combina capital, programas e ligações.”

Ler Mais