Ataques houthis desativam quatro cabos de comunicação que ligam a Europa à Ásia, aponta relatório

Os ataques dos rebeldes Houthis, do Iémen, obrigaram à desativação de quatro cabos de comunicação subaquáticos entre a Arábia Saudita e o Djibouti, denunciou esta segunda-feira o portal israelita ‘Globes’.

A segmentação bem-sucedida dos quatro cabos – que se acredita pertencerem aos sistemas AAE-1, Seacom, EIG e TGN – marca uma grave perturbação nas comunicações entre a Europa e a Ásia. No entanto, a maior parte dos danos imediatos está a ser absorvida pelos estados do Golfo e pela Índia.

E quais são os cabos em questão?

O cabo AAE-1 liga a Ásia Oriental à Europa através do Egito, ligando a China ao Ocidente passando por países como o Paquistão e Qatar. Já o sistema de cabos ‘Europe India Gateway’ (EIG) faz a ligação do sul da Europa ao Egito, Arábia Saudita, Djibouti, Emirados Árabes Unidos e Índia.

Por último, o cabo Seacom, que liga Europa, África e Índia através e uma conexão via África do Sul.

Os ataques Houthis têm deixado o Mar Vermelho em polvorosa: o movimento islâmico do Iémen, apoiado pelo Irão, tem atacado o comércio internacional marítimo desde as ações militares de Israel na Faixa de Gaza.

Os Estados Unidos, o Reino Unido e respetivos aliados começaram, nos últimos meses, a tomar ações ofensivas contra os Houthis em resposta aos ataques, sem no entanto diminuir a frequência dos mesmos.

Ler Mais