Apple ultrapassa Amazon e é agora a marca mais valiosa do mundo
Pela primeira vez em cinco anos, a marca Apple é a mais valiosa do mundo, com 263,4 mil milhões de dólares, ultrapassando a Amazon e o Google, de acordo com um ranking da Brand Finance Global 500.
A estratégia de diversificação da Apple deu frutos, uma vez que a marca aumentou 87% em valor no ano passado.
Com o CEO Tim Cook, a marca expandiu-se além do iPhone, em serviços como a App Store, iCloud, Apple Podcasts, Music, TV, e Arcade. A empresa está ainda, alegadamente, a planear fazer um carro elétrico autoconduzido até 2024.
Há cinco anos, o iPhone representava dois terços das vendas da Apple, mas em 2020 representou apenas metade. “Estamos, uma vez mais, a pensar de forma diferente. Do Mac ao iPod, ao iPhone, ao iPad, ao Apple Watch, aos serviços de subscrição, ao infinito e mais além”, disse o chefe executivo das Finanças, David High, citado pelo Bussiness Insider.
Os analistas esperam que as receitas da Apple ultrapassem a marca dos 100 mil milhões de dólares pela primeira vez na sua história, devido, em grande parte, às vendas do iPhone 12.
Depois de a empresa ter passado um valor recorde de 2 biliões de dólares de capitalização de mercado em agosto, os analistas preveem que a barreira dos 3 biliões seja ultrapassada nos próximos 12 meses.
A Amazon, que agora ocupa o segundo lugar de acordo com o Brand Finance Global 500, está agora avaliada em 254,2 mil milhões de dólares. Já o Google está classificado em terceiro lugar, depois de ter enfrentado o primeiro declínio de receitas durante a pandemia.