Apoios à Habitação: Reclamações disparam 600% no início do ano com o Porta 65 a liderar as queixas

Nos primeiros três meses de 2024, o Portal da Queixa identificou um aumento na ordem dos 600%, face a 2023, do número de reclamações contra os vários programas de apoio à Habitação do Governo.

Segundo os dados analisados, a tendência de crescimento das reclamações começou a ganhar evidência em maio de 2023, observando-se ainda que, de 2022 para 2023, o IHRU aumentou em 373.3% o número de queixas registadas.

Agora, os números mostram que, até ao dia 15 de abril, o IHRU já recebeu 106 reclamações. No período homólogo de 2023, foram 15, traduzindo um aumento de 606.7%.

Entre os apoios à habitação mais reclamados pelos consumidores, está o Porta 65 Jovem, o programa de apoio ao arrendamento jovem, a somar 34.4% das reclamações dirigidas ao IHRU, sendo que, o Porta 65+ (acessível a candidatos de qualquer faixa etária), recolheu 2.2%.

Segue-se o Apoio à Renda, com 32.2% e o Apoio Extraordinário à Renda (criado para as famílias mais vulneráveis) a gerar 13.3% das queixas.

Sobre os apoios Arrendamento Apoiado e Arrendamento Acessível recaíram, para cada um, 4.4% das reclamações.

Já os problemas reportados no âmbito da Habitação Social geraram 5.6% dos casos relatados no Portal da Queixa. Também o programa ‘Arrendar para Subarrendar’ motivou 3.3% das participações contra o instituto público.

No que respeita à resposta do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana perante as reclamações que lhe são dirigidas, os indicadores revelam baixos níveis de performance e reputação. O Índice de Satisfação do IHRU está pontuado pelos consumidores em 16.3 (em 100), avaliado como “Insatisfatório”. A Taxa de Resposta é de 32.9% e a Taxa de Solução de 10.2%.

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