Apenas 10 dos 36 hospitais em Gaza estão operacionais, denuncia OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta quinta-feira que apenas 10 dos 36 hospitais da Faixa de Gaza estão atualmente operacionais. “Com apenas 10 dos 36 hospitais em funcionamento, o sistema de saúde de Gaza mal sobrevive”, indicou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, numa publicação na rede social ‘X’.

Tedros lembrou ainda que o hospital Al Amal, em Khan Younis, teve de cessar as suas atividades na passada terça-feira devido às constantes operações militares israelitas, não só nos arredores do centro hospitalar mas também nas próprias instalações.

“Mais uma vez, a OMS exige o fim imediato dos ataques aos hospitais em Gaza, e apelo à proteção do pessoal de saúde, dos pacientes e dos civis”, concluiu o mais alto representante da Organização Mundial de Saúde.

Um ataque sem precedentes do Hamas a Israel, a 07 de outubro de 2023, causou a morte a cerca de 1.200 cidadãos israelitas, com o grupo islamita a sequestrar cerca de 240 pessoas, das quais 130 ainda são reféns em Gaza, embora as autoridades de Telavive indiquem que 34 estão mortos.

Segundo números das autoridades de saúde controladas pelo Hamas, a retaliação israelita já fez mais de 32.000 mortos na Faixa de Gaza.

Ler Mais